Olá pessoal.
Após um tempo sem postar, vou retomar com a apresentação de uma moto que sem dúvida marcou época e presença nas nossas ruas. Estou falando da lendária NX-4 FALCON.
A Falcon foi lançada em 1999, em substituição à NX 350 Sahara, que por sua vez substituiu a família XL/XLX no final da década de 80.
O que essa moto tem de tão especial a ponto de fazermos menção a ela no blog? Muito simpes: esta moto é de uma dirigibilidade fantástica, aliada a uma incrível agilidade no trânsito urbano das grandes cidades, não devendo em nada às motos CG e YBR, com a vantagem de ser muito mais confortável devido ao seu porte maior e mais potente, podendo ser usada nas estradas com folga.
A moto utiliza um chassi de berço semiduplo, que ancora a suspensão dianteira de longo curso (220mm) e da traseira Pro-Link (195mm). Utiliza freio a disco em ambas as rodas, sendo um disco de 256 mm na dianteira com pinça de duplo pistão, e disco de 220 mm e pistão simples na traseira. Essa característica construtiva proporciona ao piloto conforto e segurança na pilotagem.
Possui um motor de 1 cilindro quatro-tempos, com cabeçote de 4 válvulas de comando simples e gera uma potência declarada de 30,6 cv e torque de 3,51 kgfm. Seu peso a seco é de 151 kg, o que a torna um dos modelos mais leves da categoria. Também possui um tanque de combustível de 15,0 litros. Com esses números, a moto consegue alcançar uma velocidade final de aproximadamente 137 km/h e autonomia de 300 km em condições normais de uso.
Pontos positivos:
- seu porte avantajado, aliado à dirigibilidade conferem à moto totais condições de enfrentar o trânsito das grandes cidades;
- sua suspensão garente também conforto em percursos mais acidentados;
- possui autonomia condizente com a sua proposta urabana e estradeira.
- seu design ainda é atraente, mesmo após mais de 10 anos do seu lançamento.
Pontos negativos:
- a moto é muito visada para roubos, devido à sua agilidade no trânsito, tornando-a uma moto que não é aceita pelas seguradoras para cobertura;
- possui um defeito crônico que nem a Honda conseguiu resolver: a constante necessidade de substituição do regulador de voltagem e da bateria, que têm duração mínima (1 ano no máximo)
- devido ao motor monocilíndrico, a moto tem vibração excessiva em velocidades maiores do que 100 km/h.
Dicas: quem roda basicamente em asfalto, a dica é substituir os pneus originais Pirelli por pneus street (Michelin é o melhor). O desgaste dos pneus cai pela metade e a dirigibilidade da moto melhora consideravelmente. Outra dica é substituir o regulador original pelo da CB 400. Não só funciona perfeitamente como também elimina as constantes trocas. Vale a dica para quem passa por essa situação.
Regulador de voltagem da Falcon
Detalhe da suspensão traseira Pro-Link com monoamortecimento
Infelizmente, em 2009 a Honda resolveu retirar a Falcon do mercado devido à necessidade de um produto mais moderno e que estivesse dentro da legislação de emissão de poluentes. A moto escolhida para substituir a Falcon foi a XRE-300, que nem de longe conseguiu o carisma da Falcon. Mas isso é papo para outro post...
Um abraço a todos.
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